quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Presidente da Câmara de Góis arguida por difamação a um vereador do seu partido

A autarca acusou o seu antigo “número dois” de “falta de lealdade e incompetência” no exercício das funções autárquicas

A presidente da Câmara de Góis, a socialista Lurdes Castanheira, foi constituída arguida num processo por difamação movido por um vereador do seu partido, confirmou nesta quinta-feira a própria à agência Lusa.

O processo remonta a finais de 2014, quando José Rodrigues, eleito na lista do PS, se sentiu ofendido por declarações à imprensa em que a presidente acusou o seu antigo “número dois” de “falta de lealdade e incompetência” no exercício das funções autárquicas.

A presidente da Câmara retirou os pelouros e a confiança política a José Rodrigues, que no anterior mandato (2009-2013) tinha assumido a vice-presidência e que, em Dezembro de 2014, desempenhava funções no executivo a tempo inteiro.

Na sequência da queixa-crime ao Ministério Público, Lurdes Castanheira foi ouvida na 2.ª Secção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra, estando o inquérito já concluído.
A arguida foi acusada pela prática do crime de difamação nos autos de um processo, agora em curso no 3.º Juízo da Instância Local Criminal da Comarca de Coimbra, no qual José Rodrigues figura como assistente.

Lurdes Castanheira disse hoje à Lusa que “não tinha intenção de ofender” o vereador, alegando que as suas declarações “infelizmente foram deturpadas” pela comunicação social.

Em Dezembro de 2015, por proposta de José Rodrigues, a Câmara de Góis retirou à presidente as competências que tinha delegado em Lurdes Castanheira no início do mandato.

Na ocasião, em declarações à Lusa, o vereador disse ter tomado tal iniciativa por entender que a presidente “deixou de reunir condições mínimas para continuar à frente dos destinos da autarquia de Góis, após o chumbo por duas vezes do orçamento” e das grandes opções do plano para 2016.

Nos últimos meses, José Rodrigues e os dois vereadores da oposição, Diamantino Garcia e Helena Moniz, eleitos pelo Grupo de Cidadãos Independentes por Góis, têm tomado várias posições em conjunto, acabando por funcionar como maioria num executivo constituído por cinco membros.

Em Julho, Garcia, Moniz e Rodrigues, todos antigos vice-presidentes da Câmara eleitos em listas do PS, abandonaram a reunião da Câmara em desacordo com a presidente sobre alterações ao mapa de pessoal.

Em Agosto, o presidente da mesa da Assembleia Municipal, José António Carvalho, do PS, renunciou ao cargo.

Lurdes Castanheira reafirmou que “continua a ponderar” avançar com uma acção em tribunal com vista à dissolução do executivo.

in Público, 15.09.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.